Matemática e Inteligência – Curso de Aritmética

Apesar do senso comum dizer que a matemática é muito importante na educação de uma pessoa, todo professor de matemática já escutou a seguinte pergunta: professor, onde usarei isso na minha vida?! Mais intrigante que a pergunta é o fato dos professores normalmente não terem uma resposta suficientemente interessante. Normalmente limitam-se a responder que a matemática está em todos os lugares e que podemos fazer uso dela sempre que vamos ao mercado ou algo parecido. Mas por trás dessa pequena querela entre estudantes desanimados e professores mal formados se esconde uma questão pedagógica muito profunda, diríamos até mesmo que se esconde um mau entendimento do que são a natureza e educação humana tão típico de nossos tempos. A matemática seria uma serva apenas dessas necessidades mais pragmáticas e utilitarista ou estaria orientada a algo maior? Podemos fazer a mesma pergunta, não em relação somente a matemática, mas em relação a toda a educação humana.

Historicamente, na educação clássica e medieval, a matemática sempre esteve relacionada ao desenvolvimento da inteligência, uma faculdade propriamente humana. No dizer de Santo Tomás, o ato ótimo dessa faculdade é a contemplação da verdade. Portanto, a matemática tinha a função de nos ensinar a contemplar verdades, usando um recorte da realidade — seu aspecto quantitativo — criamos intimidade com o nosso inteligir, para depois usá-lo para contemplar as grandes verdades. Platão no livro VII da República usa a famosa alegoria da caverna para representar a educação. A verdadeira educação é simbolizada por um despertar de pessoas que viviam olhando para sombras projetadas no fundo de uma caverna. Após esse despertar as pessoas passam por uma “conversão”, viram-se em direção à entrada da caverna e começam uma caminhada paulatina em ascensão ao mundo real. Após toda essa explicação, Platão faz a pergunta: Qual dentre os conhecimentos humanos é capaz de fazer essa conversão? Ele responde: A matemática.

Infelizmente, temos motivos para acreditar que a matemática, conforme estudada hoje (mesmo quando bem estudada), não atinge esses objetivos, ou, se o faz, é de modo acidental, parcial, imperfeito e inconsciente. Nesse curso buscaremos utilizar os ensinamentos desses grandes mestres, como Platão, e principalmente da pedagogia contida no pequeno opúsculo sobre o modo de aprender e de meditar de Hugo de São Vitor para estudarmos matemática desde seus princípios.

Além disso, como o próprio opúsculo sinaliza em seu final, o verdadeiro aprender está orientado ao ensinar, portanto, aprendendo a aprender estaremos também aprendendo a ensinar. Assim, esse curso muito indicado a pais, professores, homeschoolers e educadores em geral.

Perguntas Frequentes

Preciso saber algo de matemática para acompanhar o curso?

Não. No primeiro módulo vamos começar o estudo da aritmética do seu princípio. Esse curso deve ser exatamente o início dos estudos de matemática.

O Curso vai abranger toda a aritmética?

Sim. Entretanto, estudar toda a aritmética é um esforço extenso e decidimos separar esse conteúdo em módulos que serão vendidos separadamente.

Esse curso pode ser acompanhado por crianças?

A idade ideal para se estudar esse conteúdo é a partir dos 11 anos. Entretanto, o curso foi pensado para adultos, para pais que assimilarão o conteúdo e conseguirão ensinar a seus filhos. Mas nada impede que as crianças, se já tiverem uma certa maturidade intelectual, acompanhe as aulas junto dos pais. Nesse caso, será cobrado uma única inscrição.

Eu já sei matemática avançada, esse curso é para mim?

Sim, como falamos a finalidade e a pedagogia desse curso é diferente da utilizada normalmente nas escolas e cursos superiores como o de matemática e engenharias.

Preciso adquirir algum material didático adicional?

Não. Será oferecido em formato digital (pdf) todo o material necessário, desenvolvido especificamente para essa finalidade. Incluído texto de teoria e exercícios.

Nunca li nada dos autores citados na descrição do curso, preciso saber algo de filosofia?

Não. O curso utilizará dos ensinamentos desses grandes mestre para ajudar-nos a identificar os atos de nossa própria inteligência. Durante o curso, indicaremos algumas obras àqueles que quiserem se aprofundar.

Não tenho disponibilidade de tempo no horário das aulas, posso assisti-las depois?

Sim, as aulas serão oferecidas de maneira síncrona, mas ficarão gravadas e disponíveis.

Posso comprar os módulos seguintes sem ter estudados os anteriores?

O indicado é que se estude as aulas do início ao fim, começando do módulo 01. Isso é uma necessidade da própria matemática onde um conteúdo sempre depende dos anteriores.

Modalidade das aulas

Tradicionalmente os estudos de matemática eram divididos em 4 disciplinas (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia), chamadas de Quadrivium. As duas primeira são disciplinas especulativas e teóricas, a Música é uma aplicação da aritmética no tempo e a Astronomia uma aplicação da geometria no espaço. Com o desenvolvimento dos estudos matemáticos surgiu uma terceira disciplina alinhada aos fins que o quadrivium se propõe. Assim podemos dizer que a Aritmética, a Geometria e a Álgebra compõem uma base de estudos matemáticos fundamentais para a educação de toda pessoa.

Neste curso vamos percorrer todo os estudos de aritmética que, por ser muito extenso decidimos separar em módulos. Semanalmente apresentaremos uma aula de maneira síncrona (via google meet) todas as terças-feiras das 20:30h às 21:30h. As aulas ficarão gravadas e acessíveis a qualquer momento.

Obs.: O módulo 01 já foi inteiramente gravado e está disponível na modalidade de aulas gravadas. Iniciaremos a exposição do módulo 02 dia 05/12/2023.

Sobre o material didático

Além das aulas você receberá em formato digital o material didático completo e exclusivo. Esse material foi desenvolvido pensando nessa pedagogia e para atingir os fins que a matemática deve atingir na educação de uma pessoa.

Módulos

Módulo 01 – Números Naturais

Aulas já gravadas.

Iniciamos nossos estudos de aritmética abstraindo da natureza o conceito abstrato de número, por isso, podemos chamá-los de números naturais…


Módulo 02 – Divisibilidade dos Números Naturais

Início das aulas ao vivo: 16/01/2024

Após termos aprendido sobre os números naturais e suas operações estudaremos a divisibilidade desse tipo de número, vamos avançar em um tema que intriga os matemáticos desde a antiguidade.


Módulo 03 – Números Fracionários

Não iniciado.


Módulo 04 – Números Inteiros

Não iniciado.

Módulo 05 – Os Números Racionais, Irracionais e Reais

Não iniciado.


Módulo 06 – Noções de Álgebra

Não iniciado.