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Educação da Inteligência
Prof. Alexandre José Gomes
Temos como objetivo nesse curso investigar pedagogicamente o funcionamento e desenvolvimento da inteligência humana.
Para o homem moderno a noção de pessoa inteligente está relacionada normalmente a uma capacidade de fazer coisas ou de armazenar muita informação. Veremos como isso constitui uma visão muito grosseira e baixa da natureza humana. O ato intelectual está relacionada a capacidade de acessar a verdade mais profunda das coisas, conhecer plenamente os princípios que regem a realidade. Esse fenômeno era chamado pelos medievais de contemplação da verdade. Essa contemplação é o fundamente de uma vida propriamente humana, baseada na natureza das coisas e não simplesmente em ideologias momentâneas ou apegos passionais. Entretanto, essa vida pressupõe uma educação, pressupõe o desenvolvimento de certas virtudes intelectuais que nos permitem aperfeiçoar nossa natureza ao ponto de viver de forma plenamente humana e maximamente feliz.
Aristóteles define o ser humano como animal racional. Santo Tomás afirma que somos imagem e semelhança de Deus por termos inteligência. Mas o que é, de fato, a inteligência humana? Como eu reconheço a minha própria inteligência? Como eu posso desenvolvê-la? Como desenvolver a inteligência dos meus filhos e alunos? Isso os protegeria das ideologias e mentiras? E as verdade de fé?
Trataremos nesse curso, de maneira bem acessível, todos esses assuntos.
Filosofia e a educação Humana
Lições
1ª AulaA inteligência humana e a verdade
Lições
2ª AulaAs virtudes intelectuais
Lições
3ª AulaSobre o modo de aprender
Lições
4ª AulaSobre o modo de aprender – Parte 02
Lições
5ª AulaA Matemática
Lições
6ª AulaA Fé e o conhecimento de Deus
Lições
7ª AulaBibliografia
- Cristianismo.org.br – Educação Segundo a Filosofia Perene;
- Cristianismo.org.br – Pressupostos do aprendizado;
- Frederick Copleston – Uma História da Filosofia;
- Platão – República;
- Platão – Fedro
- Platão – Ménon;
- Pierre Hadot – O que é a filosofia antiga;
- Hugo de São Vitor – Tratado dos Três dias;
- Hugo de São Vitor – Opúsculo sobre o modo de aprender e de meditar;
- Hugo de São Vitor – Didascálicon;
- Josef Pieper – O que é Filosofar;
- Giovani Reale – História da filosofia antiga – vol 1;
- Euclides – Elementos;
- Santo Agostinho – A Doutrina Cristã;
- Santo Agostinho – De Magistro;
- Santo Tomás de Aquino – Suma Teológica;
- Santo Tomás de Aquino – De Magistro;
- Santo Tomás de Aquino – Comentário a Aristóteles – Ética a Nicômaco
- Bernardo Brandão – Uma breve história da noção de intelecto (noús), da Antiguidade à Bernard Lonergan.
- Gaudium et Spes – Sobre a Igreja no Mundo Atual
- Paulo VI – Populorum Progressio – Sobre o desenvolvimento dos povos
- Leão XIII – Aeterni Patris – Sobre a restauração da filosofia cristã conforme a doutrina de Santo Tomás de Aquino
- Pio XII – Sobre os perigos do tecnicismo
- Royo Marín – Teologia de La Perfeccion Cristiana
- Padre Paulo Ricardo – Por que você precisa separar um tempo para a meditação.
https://www.youtube.com/watch?v=mPFD6wB9NuA - Padre Paulo Ricardo – Pio XII e os perigos do tecnicismo
https://padrepauloricardo.org/aulas/pio-xii-e-os-perigos-do-tecnicismo - Manuel Garcia Morente – Fundamentos de Filosofia – Lições preliminares